20.7.13

Ilustrando com o mouse 1- Esboço simples (cabeça de frente)

Lapiseira quebrada -q Valeu a tentativa
600 SEGUIDORES!! Pqp, que sonho *-----* Muiito obrigada à todo mundo que segue o CD <3 

ÊEHHH! Saiu o post, comemorem! Sim, demorei bastante mas vocês logo vão entender. A maior parte desse tempo foi pura enrolação mesmo, mas demorei umas 1 semanas e meia pra fazer esse post  por completo. Na verdade, escrever o post nem foi o que demorou, mas sim fazer os desenhos e gravar os vídeos, que comecei a fazer isso semana passada e só terminei hoje. O tutorial que preparei é na verdade de desenho digital. Quando tive a ideia achei até que bastante interessante, já que muita gente costuma colocar ilustrações no cabeçalho e, então, por que não fazer a própria ilustração? Além da explicação de passo a passo, eu fiz um vídeo mostrando eu fazendo o esboço da menina, mas é só o vídeo acelerado, nele não há explicação, já que eu estarei ensinando tudo no post.

Esse é apenas o post 1 de "Ilustrando com o mouse". É o báaasico do básico, apenas um esboço de uma cabeça virada pra frente. No próximo eu ensinarei a colorir essa cabeça T.T Depois vou fazer o 2 (tipo que level 2...) onde vou ensinar uma boneca mais bonitinha, já virada de lado e com mais detalhes, até a cintura dessa vez e com outro jeito de fazer o desenho. Depois eu vou ir dando continuidade à tag e aumentando o grau dos desenhos, porque  isso tem que ser feito gradativamente.


Como eu ainda não tenho uma mesa digitalizadora (um dia vou ter >3<) eu fico tentando com o mouse mesmo... Eu faço o desenho normalmente no papel, escaneio, reforço os contornos no Photoshop e coloro no Paint Tool Sai (um programa para desenhos, super recomendo!) porque não consigo me acostumar a colorir no PS.

Porém, também vou mostrar como fazer ele direto no PC. Eu não recomendo muito você fazer isso, porque além de ser mais difícil normalmente nem fica tão bom assim (ao menos quando eu faço direto no computador só com o mouse fica bem esquisito rs'). Mas mesmo assim resolvi postar dos dois jeitos,  apesar da diferença ser notável. 

Se sua impressora não tem scanner, outra saída é a foto. Às vezes tirar uma foto do seu desenho e depois passar ela pro computador pode ficar até melhor, porque nem sempre o scanner pega todos os traços (a não ser que o seu seja bom, porque o meu é um canguiço). Enfim, vamos ao tutorial né rs'

Modo 1 - Passando o desenho da folha p/ o PC e reforçando com o mouse


Marina Baby *-*

1- O primeiro passo é fazer o desenho que você quer em uma folha de papel.

2- Depois, escaneie ou tire uma foto dele. Abaixo fiz uma comparação entre o scanner e a foto. A qualidade da foto pode até ser melhor, mas com o scanner você tem a certeza de que o desenho permanecerá reto. Como assim? A foto deve ser tirada totalmente e exatamente reta em direção ao desenho, porque se ela ficar um pouco inclinada, obviamente o desenho vai ficar torto nela. Essa é a vantagem do scanner: você tem a certeza que o desenho continuará com sua forma original.




3- Depois é só abrir no photoshop ou no programa que usar, criar uma nova camada e passar por cima dos traços. Quando acabar, desative a camada em que estava o desenho original, e fique só com os traços que você fez.







Modo 2 - Somente com o mouse



Ficou esquisito , eu sei, mas não dá mais pra fazer tuuudo de novo, vocês não tem ideia do quanto eu pelejei pra fazer esse tutorial, principalmente com esse camtasia que trava o tempo inteiro ¬¬


1- Não importa a posição, não importa se o seu desenho vai estar olhando reto, pra cima, pra baixo, de lado, etc, você SEMPRE vai começar com um círculo.


(Eu fiz quatro círculos só pra fazer uma pequena demonstração das posições, mas eu vou trabalhar só com a primeira)

2- Faça uma pequeno traço um pouco abaixo do círculo para marcar o queixo. Depois, faça uma linha vertical. Essa linha vai depender da direção para a qual a cabeça estará olhando. Se estiver olhando reto, o traço deverá ser reto, exatamente na metade do círculo. Se estiver olhando de lado, a linha deverá ser curva para tal lado. Observe na imagem:

(Eu fiz quatro círculos só pra fazer uma pequena demonstração das posições, mas eu vou trabalhar só com a primeira)

3- Faça um pequeno traço entre o fim do círculo e aquele traço feito anteriormente para marcar o queixo. Dessa vez, o traço servirá para marcar o lugar da boca.


4- Faça o maxilar, completando o contorno do rosto, com uma linha ligando o traço do queixo às extremidades laterais do círculo. Faça isso assim: desenhe uma linha na diagonal dos dois lados e depois puxe para cima, até o círculo. Isso vai  de acordo com o formato do rosto. O que eu acabei de falar é um rosto mais quadrado. Quanto mais baixa for essa linha que sai do queixo mais quadrado é o rosto, e quanto mais inclinada pra cima, mais triangular. Quando for puxar o traço para cima até o círculo, tente suavizar um pouco mais, com uma pequena curva. O meu ficou muito brusco e acabou ficando esquisito.


5- Faça a boca, em cima daquela marca, como na imagem:


6- Para fazer o nariz e os olhos, recomendo que olhe no vídeo porque eu não consegui explicar de jeito nenhum o passo a passo pra fazer eles T.T
O nariz é mais ou menos fazendo um "U" achatado e puxando duas "gotas" deitadas, uma de cada lado do "U"


7- O cabelo vai depender de como ele será. Eu sempre começo pela franja, porque  acho que me guia melhor. Daí vou descendo e depois volto ao topo da cabeça. Para fazer o cabelo eu recomendo que use a ferramenta que fica em cima da de texto (esqueci o nome dela) porque fazer traços longos com o mouse sem ficar tremido é bem difícil. 
UP: Essa imagem aqui em baixo é da primeira vez que fiz a boneca. Depois alterei algumas coisas, e uma delas foi o cabelo. Faça sempre fios seguindo a mesma direção, tente não embaralhar muito eles, senão fica igual na imagem aqui em baixo:


8- Os detalhes do olho também vai ser preciso ver no vídeo pra entender. Vou tentar explicar: Faça umas "curvinhas" pequenas voltadas para a pupila. Sombreie atrás delas e ilumine na frente.  

DEPOIS QUE EU TERMINEI TUDO EU REFIZ ALGUMAS PARTES, porque tinha ficado muito, mas muito esquisito. Daí o olho eu fiz igual no modo 1 (veja no vídeo de lá) mas no vídeo daqui tem o olho desse jeito sim.


9- Por fim, reforce todos os traços. Esse é apenas o seu esboço. No próximo post dessa tag vou mostrar como colorir esse treco feio com o mouse ç.ç


UP: Eu arrumei algumas coisas depois, porque não gostei do resultado :s Confessem que ficou estranho... Daí após essas mudanças ficou assim: (primeiro eu arrumei o olho, o nariz e o formato do rosto, e depois mexi no cabelo)






Alguns tutoriais que ajudam bastante: ( A maioria é só em inglês mesmo...)




Esse é na verdade de pintura, mas resolvi por porque aprendi através desse tutorial de boca:


É só tentar fazer com o mouse agora né... ;s

Então, foi isso pessoal x-x Sei que ficaram um cocôzinho, mas o tutorial deve servir pra pelo menos alguma coisa. Já estou vou ir preparando a 2º parte (colorir) , daí a cada dia vou fazendo um pouquinho e depois de uns 3 posts libero ela. Beijos!


29 comentários:

  1. Que fofo, eu sempre quis saber como se faz.
    Parabéns pela meta alcançada. >3<

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeei o post, seus desenhos ficaram mesmo liiindos!
    Camilaejustin.blogspot.com Beeijos >.<

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei! Tuto perfeito!! Os desenhos estão lindos

    ResponderExcluir
  4. Haja talento e principalmente paciência pra fazer isso, ;c Mas adorei os passos, porém são bem complicados, admita, AOSKOKSA' -q

    Beijos,

    Juu-Chan do Nescau com Nutella.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, adorei suas ilustrações, e suas dicas foram muito úteis!!! O blog está lindo >3<

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog e já estou seguindo. Muito fofo. Beeijo.
    Se puder retribuir a visita. *u*
    http://pensa-mentosalternativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, nenhum dos dois ficou feio. É claro que a diferença entre o que você fez primeiro no papel e o direto no computador é bem grande, mas os dois ficaram igualmente bonitos e vamos combinar que ambos são super difíceis de fazer e que eu não conseguiria nenhum dos dois porque sou um desastre desenhando! >3<
    Kissus

    blog-colorfulsky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Como desenha bem >3< Mal sei desenhar :c Mas irei tentar!

    Nhaá ♥ Tiara Prateada

    ResponderExcluir
  9. Nossa vc desenha super bem!Não sei se conseguiria fazer igual a vc mais vou tentar.Beijos
    Descolada Gospel♥

    ResponderExcluir
  10. Que legal ><
    Bem criativo!

    ~ Kiss
    http://cantinhodaslovelys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela sua paciência! kkk'

    Passa pelo meu blog?

    cupcakelland.tk

    ResponderExcluir
  12. Nossa que ótimo tutorial, é enorme, mas dá gosto de ver, pois está bem explicado e os desenhos ficaram lindos! Queria ter talento para fazer também, porque eu acho simplesmente lindo e original. Beijos! ^^

    Rediscovering Dreams

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante do desenho seguindo aqui bjs
    vanessatutoriais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muitooo perfeita! Como consegue? Eu nunca consigo fazer nada parecido =[. ótimooo post \O/

    Beijos
    sweetsecretfantasy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! Muito legal o tutorial, eu já sabia fazer só que no Inkascape. E realmente só com o mouse fica terrível, pelo menos eu nem tenho paciência. Mais já fiz utilizando o desenho como base e ficou muito bom. Seguindo ><

    http://filhasdecristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não ficou nada esquisito ok? Para com isso que lindo os seus desenhos!!! Tipo eu não sei desenhar nem uma casa! Parabéns pelo seu talento, que você cada vez mais aprimore ele!!! Amei o tuto, que pena que eu não sei fazer uma linha kkk

    estrellando.com

    ResponderExcluir
  17. ficou lindo o desenho!
    nossa, ameeei seu blog. mega divo e lindo. sem contar com o conteúdo que é muito legal e bem escrito. parabéns pelo blog! bom, eu acabei de criar um blog e adoraria sua visita por lá. aliás, estou seguindo seu cantinho maravilhoso, estarei sempre por aqui, ok? você poderia retribuit e seguir também? ficaria muito grata. beijos :*
    isabellanani.blogspot.com.br/
    xoxo,
    Isabella Nani {blog whatever}

    ResponderExcluir
  18. Geeente, que lindo os desenhos! Vou ver o vídeo, este post é raro de se achar, super útil pra mi o-o

    ResponderExcluir
  19. Amei <3 tu desenha muuuuuito bem!!!
    Muito legal o tuto, vou tentar fazer uma bonequinha basica.maisjá seu q vai sair um coco shuashuashua

    http://nemtaobobassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. amrrr quanto se cobra pra fazer uma ilus?
    beeejo :)
    responde aqui em baixo,ok?

    ResponderExcluir